top of page
  • Foto do escritorKarine Murta

Morar mais BH + Urban Sketchers

Atualizado: 22 de abr.

Tour na 16° edição do Morar mais por menos de BH + encontro do grupo Urban Sketchers. Começarei esse post com um agradecimento ao arquiteto Tarcisio do @studiotarcisiobrum e ao grupo de urban sketchers de BH pelo convite e a oportunidade de apreciar cada ambiente da Mostra Morar mais 2023. Vou compartilhar com vocês de forma geral um pouco da experiencia que eu tive durante a minha passagem pela mostra. Escolhi aqui três ambientes que mais me marcaram e que na minha opinião traduzem a essência dos ambientes desse ano.


O primeiro ambiente escolhido está próximo a entrada, que é a sala de estar Arqué dos arquitetos Olávio José e Débora Xavier do @chaconarquitetura .


A composição tem um mix de texturas, materiais e cores, com tons mais claros para o mobiliário e tons terrosos nas paredes e elementos decorativos. Cada cantinho dessa sala nos traz um sentimento de relaxamento e calma, um design super agradável para passar momentos em família ou para receber amigos.



Agora vamos falar do segundo ambiente que é a sala de jantar que foi um projeto em parceria dos arquitetos do @chaconarquitetura com a loja Vicenza decorações ( @vicenza_decora ). O que me chamou mais atenção foi ter aquela sensação de estar e sentir-se em casa assim que entrei no ambiente. São tantos detalhes e itens presentes na composição que a gente tem a total certeza de que cada item ali tem um propósito e foi pensado com muito carinho para compor o design.


Quando cheguei no ambiente eu tive o prazer de ser recebida pela Flávia, uma das responsáveis pelo espaço e pela loja Vicenza. Conversamos bastante a respeito dessa personalização de cada espaço e do conceito de soluções e transformações únicas e especiais para cada projeto.


Falando um pouco sobre a composição, temos uma pegada mais moderna e uma solução bem interessante com o uso do papel de parede que também foi aplicado no teto. Normalmente utilizamos essa solução com pintura, para darmos uma sensação de amplitude ao espaço, mas essa ideia do papel texturizado deu um toque mais rebuscado e interessante ao ambiente. Ao caminhar pela sala de jantar, percebe-se que cada um dos itens ali foram pensados cuidadosamente para a composição. Porém para mim a mesa foi o centro das atenções. Com design clean e mais orgânico ela é super versátil podendo adequar-se facilmente para refeições mais intimistas com menos pessoas ou até mesmo reuniões maiores de forma confortável e elegante. Ela é um charme a parte!


O último ambiente escolhido foi o Estúdio Ecourbano - Oásis da cidade da Arquiteta Mariana Gontijo ( @criarq.im ). Preciso dizer que, independente do espaço ser restrito, já que estamos falando de um loft onde todos os ambientes são integrados, a composição ficou funcional e chique. A parte que mais gostei foi a da cozinha, tons mais neutros e claros, uma bancada de mármore para a península e para a bancada da pia, com um detalhe extra que foi o revestimento da parede, com quadradinhos de diferentes espessuras que geram um efeito 3D ao revestimento.


A cozinha está pronta para qualquer ocasião, sejá para cozinhar um lanche, uma refeição completa, ou até mesmo para receber amigos e familiares. Eu poderia passar horas nesse ambiente. Espaço moderno, acolhedor, funcional e prático. A única coisa que não me agradou muito foi o posicionamento do microondas, que está embaixo da bancada da península.


"É sempre bom lembrar que, tudo tem um próposito, e como estamos falando de um espaço mínimo é preciso otimizá-lo da melhor forma possível, as soluções serão dadas de acordo com as necessidades dos moradores e de acordo com o tamanho do espaço a ser trabalhado."

Bom, esses foram os três ambientes escolhidos para falar um pouquinho mais sobre os eles, mas caso esteja curioso para ver o restante dos ambientes visitados é só conferir o reels que eu compartilhei no instagram clicando aqui.


Por fim, temos aqui o ambiente que eu escolhi para fazer o meu desenho para o encontro do Urban sketchers BH. Esse é um cantinho super aconchegante que faz parte da Sala Morada da arquiteta Mariana Lopes ( @marianalopesarquiteturaa ).


Sabe aquele espaço que assim que olhamos nos transmite paz, aconchego e parece que nos chama para está ali? Pois é, foi assim que me senti quando passei por esse cantinho.


A composição é super convidativa para um momento de leitura, curtir um bom vinho ou um chá bem gostoso. Foi por isso que decidi representar essa composição durante o meu tour por lá! Por aqui temos também um cantinho como este no projeto de Drogheda House que pode ser conferido clicando aqui. Esse espaço faz parte da sala de estar da casa, que ao invés de deixá-lo apenas como área de passagem demos um novo significado e propósito. Agora me conta qual foi o seu ambiente favorito, e se você já conhecia essa mostra, ou se já teve a oportunidade de participar.



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page