top of page
  • Foto do escritorKarine Murta

Dez anos da escolha que mudou a minha vida



Desde o final do ano passado comecei a pensar em tudo que eu tinha vivido ao longo desses últimos anos, e olhando para trás percebi que em 2024 iria completar 10 anos de uma das maiores decisões que tomei na minha vida, a que teve impacto tanto na minha vida pessoal quanto professional.


Voltando alguns anos, mais precisamente ao ano de 2013, ano o qual eu tinha iniciado o meu mestrado em engenharia, o primeiro semestre não tinha sido nada fácil e durante uma conversa entre amigos no intervalo das aulas descobri uma oportunidade para tentar um estágio fora do país. Mesmo sem acreditar que aquilo poderia dar certo eu decidi me candidatar.


Tive o apoio e suporte tanto dos meus familiares quanto dos meus amigos durante todo o processo. Alguns meses depois saiu o resultado dos classificados e eu estava na lista, foi assim que iniciou outra etapa do processo, que era o envio de todas as informações para a vaga selecionada, que no caso era um estágio de arquitetura em um escritório na Polônia que poderia aceitar ou não a minha candidatura. Depois de alguns dias de espera veio a carta de aceite e iniciou ali a correria para organizar toda a viagem e a documentação necessário para passar três meses na Polônia, mais precisamente em Lodz!


Tudo isso aconteceu em 2014, enquanto todo mundo estava correndo com os preparativos para a Copa do mundo no Brasil, eu estava correndo contra o relógio para organizar tudo para passar três meses em outro país. Foi tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que eu só fui entender a proporção do tamanho dessa decisão quando eu entrei no avião para viajar e vi que ali começaria um novo capítulo na minha vida.


Na época eu não tinha ideia do tanto de coisa que ainda estaria por vir nessa aventura, a começar pela língua, eu não falava polonês, fazia um cursinho de inglês, mas eu não falava praticamente nada, fui basicamente com a cara e a coragem desbravar essa oportunidade.


O tempo que passei por lá foi muito especial, fui muito bem acolhida tanto no hostel que fiquei em Varsóvia na chegada, quanto no alojamento estudantil e no trabalho em Lodz. Só uma curiosidade em relação ao hostel que eu fiquei, na época meu inglês era péssimo, mas meu espanhol era bom por ter passado mais tempo estudando e por me identificar mais com a língua espanhola. Isso tudo para dizer que, no hostel eu não estava conseguindo me comunicar direito em inglês e um dos donos vendo a minha dificuldade em comunicar me perguntou se eu sabia falar espanhol, na hora meu olho até brilho...(rs) Ele falava espanhol porque o namorado dele era espanhol e ele tinha aprendido, foi assim que ficamos horas conversando e ele me explicou como me virar na cidade e me deu várias dicas.


Foto de 2014 em Malbork, Polônia.

Agora eu te pergunto, qual era a chance de encontrar um polonês que falava espanhol justamente no hostel que fiquei?... deve ser coisa do destino... foi tão bacana esse contato que tivemos, que quando fui fazer o check-out eles deixaram uma cartinha com a recepcionista para me entregar me desejando sorte durante a viagem e que estariam ali caso precisasse de ajuda! Foi muito legal ler isso e ter esse apoio naquele momento.


Durante esses três meses aproveitei alguns finais de semana para conhecer outras cidades por lá mesmo, nesse roteiro entrou Cracóvia, Zakopane, Varsóvia, Lublin, Gdansk e Malbork (onde vi o meu primeiro castelo ao vivo), e claro Lodz a cidade que fiquei morando. Foi assim que criei uma conexão super especial com o país, lembro que quando voltei pro Brasil eu comentei que moraria fácil na Polônia e que gostaria muito de voltar lá um dia. Foi a viagem à Polônia que fez crescer em mim essa vontade de explorar outros locais, outras culturas, e me mostrou também que eu sou capaz de escrever a minha própria história onde quer que eu esteja.


Diário de viagem - Cracóvia 2024.

Acabou que os anos se passaram e esse retorno nunca aconteceu, até que, voltando ao início da história quando comecei a refletir sobre toda essa jornada eu escrevi uma notinha na minha agenda para 2024: ‘esse ano preciso voltar a Polônia para celebrar esses 10 anos’. E assim aconteceu, depois de um tempo sem tirar férias reais, em Agosto de 2024 destinei a primeira quinzena do mês para fazer um mochilão e revisitar alguns lugares e conhecer outros novos, mas é claro, a Polônia estava nessa rota. (E aqui está uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei lá - video )


Para registrar esse momento especial eu comecei a fazer um diário de viagem ( já tem um pedacinho do registro dessa viagem durante a passagem em Praga - video ) contando um pouquinho dessa experiência, assim que eu finalizá-lo, eu compartilho com vocês o resultado e conto mais sobre essa viagem e principalmente como foi revisitar a Polônia depois de 10 anos. Então fiquem ligados que terá continuação!!!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page